BUSCAR

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Perfil de Afonso Florence


O petista Afonso Florence Bandeira nasceu no dia 15 de outubro de 1960 em Salvador, ele estudou história na UFBA e é professor da rede pública estadual de ensino, é casado e pai de dois filhos.

No governo da Bahia, exerceu o cargo de Secretário de Desenvolvimento Urbano durante a gestão de Jacques Wagner, quando coordenou o programa habitacional Casa da Gente. Trabalhou também na execução do programa Água para Todos no estado.

Também é ex-diretor do Centro de Estudos Afro-Orientais (Ceao), onde foi pesquisador durante 18 anos. E é professor licenciado da Universidade Católica do Salvador.

Afonso também esteve à frente do Centro Acadêmico de História e logo após presidiu o DCE da UFBA. Servidor da UFBA, Afonso Florence se envolveu intensamente com a organização sindical e a vida acadêmica.
Afonso levará para o Ministério do Desenvolvimento Agrário sua trajetória de envolvimento em causas sociais e o histórico de pesquisador das lutas antiescravagistas. Mestre em história social, é considerado um militante histórico do PT na Bahia. Florence é da tendência democrática socialista do PT.

Aqui na Bahia ele é  aliado fiel do senador eleito Walter Pinheiro, principal nome no estado da DS - Democracia Socialista, ele deixou em março a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e para concorrer e vencer sua primeira eleição para deputado federal com 143.795 votos, para muitos sua vitória foi concretizada pelo apoio dado a ele por Pinheiro que esta terminando seu quarto mandato como deputado federal.

A ida de Afonso para o ministério é uma vitória não só de Pinheiro e da DS, mais do governador Jaques Wagner e do PT do Nordeste que estava reivindicando um ministério de grande impacto no futuro governo. Os Estados do Nordeste já tinha reivindicado a futura presidente o Ministério do Desenvolvimento Agrário que coordena o Pronaf – Programa de Agricultura Familiar – que este ano financiou R$ 16 bilhões em projetos para pequenos agricultores. Ao lado do programa bolsa família, o Pronaf é um dos mais aprovados programas do governo.

Nenhum comentário: