BUSCAR

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Perfil de Jorge Hage

O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, em maio de 2010

Jorge Hage Sobrinho nasceu no dia de maio de 1938 em Itabuna, ele é advogado e professor. Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado em Administração Pública pela University of Southern California (EUA) e Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB), Hage começou sua carreira como advogado, em Salvador, e, na sequência, migrou para a área acadêmica.

Ele foi professor adjunto da UFBA entre 1962 e 1991 e exerceu diversas funções de direção e coordenação na instituição, tendo sido, inclusive, pró-reitor de Planejamento e Administração da universidade.

Na política, Hage foi prefeito de Salvador (1975-1977) indicado pelo governador da época Roberto Santos e deputado estadual (1983-1987) e federal (1987-1991) pela Bahia.

Em âmbito internacional, o ministro-chefe da CGU atuou como consultor internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA) em missões na Argentina e Venezuela, além de já ter sido consultor também na Bolívia e Colômbia.

Hage ingressou por concurso público na magistratura do Distrito Federal, em 1991, exercendo a atividade em Brasília até o ano de 2001, quando então assumiu as funções de coordenador da Assessoria da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), em que ficou até 2003. Neste mesmo ano, assumiu a função de secretário-executivo da Controladoria-Geral da União.

Hage é Controlador Geral da União desde 2006 quando o também baiano e ex. governador Waldir Pires, deixou a Controladoria para ser ministro da Defesa.

Nenhum comentário: