BUSCAR

sábado, 1 de janeiro de 2011

Lula se despede de Brasília com recepção na Base Aérea

Lula se despede na Base Aérea de Brasília 
Lula se despede na Base Aérea de Brasília (Foto:Maria Angélica Oliveira / G1)

O avião presidencial com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-primeira-dama Marisa Letícia decolou às 18h50 de Brasília em direção a São Paulo.

aerolula 
Convidados fazem fila na Base Aérea para cumprimentar o ex-presidente Lula. (Foto: Maria Angelica / G1)

Lula e Marisa subiram a escada do avião às 18h18 sob aplausos de cerca de 80 pessoas, entre amigos, ex-ministros e familiares, na Base Aérea de Brasília.

lula e o povo 
lula e Ex-presidente Lula desceu a rampa e foi ao encontro do público.  (Foto: Glauco Araújo/G1)


Antes de o avião partir, Lula foi à cabine do avião e acenou. Nesse momento, o público correu até a grade que isola a pista de pouso e gritou "Lula, guerreiro do povo brasileiro".

O ex-presidente foi recebido na Base Aérea com honras militares e distribuiu abraços durante todo o trecho que percorreu a pé até o avião.

Assim que chegou ao hangar, Lula caminhou até o público, que estava isolado por uma faixa, e foi cumprimentar as pessoas ao som da música "Amigos para sempre".

Ex-ministros, como Miguel Jorge e Hélio Costa, também acompanharam o ex-presidente. Em seguida, a banda da Base Aérea tocou a música "Tema da vitória", conhecida por ter sido executada nas vitórias do piloto Ayrton Senna.]

Lula e dona Marisa cumprimentaram oficiais que estavam na Basa Aérea, e a ex-primeira-dama recebeu um buquê de flores de um grupo de mulheres.

Depois de cumprimentar os oficiais, ele caminhou mais uma vez até o público, puxou do colo do pai um menino para beijá-lo e fez fotos aos gritos de "Lula".

O ex-presidente se reuniu ainda com um grupo de convidados e fez fotos ao lado deles quando a banda executava o hino do Corinthians, time do qual Lula é torcedor.

O ex-chefe do gabinete adjunto da Presidência, Swedenberger Barbosa, levou o filho Igor, de oito anos, para o hangar da Base Aérea do Exército do Aeroporto Juscelino Kubitschek para se despedir do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se emocionou.

“Sou tão chorão quanto o presidente, se não for mais”, disse. O hangar ganhou um quadro com uma foto de Lula e da ex-primeira-dama Marisa Letícia com a frase "obrigado Lula".

Palácio

Antes de partir para a Base Aérea, ao se despedir de Dilma Rousseff, Lula quebrou o protocolo.

 Atravessou a rua em frente ao Palácio do Planalto e abraçou populares e militantes petistas, antes de entrar no carro. Dilma se virou e subiu a rampa.

Após entregar a faixa presidencial, Lula ouviu o Hino Nacional ao lado de Dilma. A primeira-dama Dona Marisa ficou emocionada e por diversas vezes enxugou as lágrimas, Em alguns momentos, Lula olhou e confortou a mulher.

O ex-presidente transmitiu a faixa presidencial à presidente Dilma Rousseff às 16h45. Em seguida, os dois deram as mãos em um gesto de cumprimento ao público que se aglomera na Praça dos Três Poderes para ver a cerimônia.

Último dia

Lula passou o último dia antes de entregar a faixa presidencial no Palácio do Alvorada, na companhia de familiares.

Na sexta-feira (31), o ex-presidente passou o réveillon em Brasília. Antes, o ex-presidente fez uma visita à presidente Dilma, na Granja do Torto.

Nenhum comentário: