BUSCAR

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

‘Melhor do Mundo’ não muda de mãos: Messi é bi, e Marta é penta

 MESSI É BI
MARTA É PENTA

Os prognósticos de que a Copa do Mundo seria um fator decisivo falharam. E o título de melhor jogador do mundo é, pela segunda vez consecutiva, de Lionel Messi. O craque argentino não conquistou a Liga dos Campeões nem o Mundial na África do Sul, mas seu desempenho pelo Barcelona o fez superar os amigos espanhóis Xavi Hernández e Andrés Iniesta em eleição divulgada nesta segunda-feira no Teatro Kongresshaus, em Zurique, cidade-sede da Fifa. Entre as mulheres, a brasileira Marta seguiu soberana ao se sagrar pentacampeã de forma consecutiva e fez os protagonistas serem os mesmos de 2009.

Tanto Messi quanto Iniesta e Xavi foram formados em La Masia, a fábrica de craques do clube catalão. Com a oitava conquista da Bola de Ouro, o Barcelona se igualou a Milan e Juventus entre os maiores vencedores. Foi também o mesmo número se levado em conta somente as premiações da Fifa, dessa vez de forma isolada – o Real Madrid é o segundo, com quatro.

Marta discursando (Foto:GloboEsporte.com)

Agora pentacampeã de forma consecutiva, ela superou duas alemãs: Fatmire Bajramaj, de apenas 22 anos e possível ameaça futura, e a já veterana Birgit Prinz, de 33 anos.

Se eu não chorar não vai ter a mesma emoção das últimas vezes - disse Marta ao subir ao palco. Marta não teve no último ano muitas competições para disputar, mas se destacou em todas. Com o FC Gold Pride, a brasileira conquistou o título da WPS, a liga de futebol dos Estados Unidos, além de ter sido a artilheira e melhor jogadora do torneio pelo segundo ano seguido.

Com a Seleção Brasileira, a camisa 10 foi determinante na campanha invicta do Sul-Americano, que garantiu vaga na Copa do Mundo de 2011, na Alemanha, ao marcar nove gols em sete partidas.


Mourinho (Foto:GloboEsporte.com)

 O português José Mourinho que conquistou a Tríplice Coroa com o Inter de Milão (Campeão Italiano, da Liga dos Campeões e da Copa da Itália), conquistou o título de Melhor Técnico do ano.


Seleção 2010 da FIFA

Casillas (Real Madrid), Maicon (Inter de Milão), Lucio (Inter de Milão), Piqué (Barcelona) e Puyol (Barcelona); Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona) e Sneijder (Inter de Milão); Messi (Barcelona), David Villa (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).


Seleção feminina sub-17 do Haiti e arcebispo sul-africano também são homenageados


O terremoto de sete graus na escala Richter devastou o Haiti em janeiro, mas não impediu que duas dezenas de meninas continuassem treinando a apenas 25 quilômetros do epicentro do abalo. O fato fez com que a Fifa desse à seleção feminina sub-17 do país Prêmio Fifa Fair Play de 2010. "Sem o futebol, não sobraria nada", disse a capitã Hayana Jean François ao receber a honraria.

O Prêmio Fifa Presidencial ficou com o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, um dos responsáveis para o sucesso da Copa do Mundo de 2010. “Foi um torneio além das expectativas. É preciso enfrentar uma mentira de frente. É importante realizar juntando ricos e pobres. Percebemos que todos somos uma família. Deveria ter trazido minha vuvuzela”, brincou.

Um comentário:

Notícia em Verso disse...

Ano de Copa do Mundo tem peso, é diferente
Na premiação da FIFA, o vencedor é quase evidente
O eleito melhor jogador do futebol mundial
Sempre levantou a taça do torneio principal

Neste ano, Bola de Ouro acreditavam ter endereço certo
Espanha campeã: vencedor em vermelho e amarelo
Mas eis que um argentino quebrou a escrita pela 1ª vez
Mesmo de azul e branco deu Messi. Assim se fez

Melhor do mundo em duas oportunidades
Tal qual o nosso Gaúcho, em momentos de saudade
Impecável mesmo só Marta, brasileira e imbatível
Cinco vezes consecutivas, simplesmente incrível

Para técnico, outra derrota espanhola eu vi
Nada de Del Bosque: Deu Mourinho, agora em Madri
Apesar de não comandar na África nenhuma nação
Venceu tudo o que pode pela Inter de Milão

Na seleção mundial, tinha latino como nunca se viu
Exceto o holandês Sneijder, que eliminou o Brasil
Já o Barcelona, mesmo não sendo o grande da temporada
Emplacou cinco jogadores, meio time, em uma só tacada

(http://noticiaemverso.blogspot.com)