BUSCAR

sábado, 19 de fevereiro de 2011

JORNADA PEDAGÓGICA EM BANZAÊ

Abertura

Nos dias 15, 16 e 17 de Fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte de Banzaê realizou mais uma Jornada Pedagógica com o tema "Ressignificando o Currículo e a Diversidade Cultural".

Além de tratar do tema principal foi lembrado os vários momentos de Jornadas que o município realizou, desde 1990, mostrando que essa é uma grande preocupação da Prefeitura Municipal a educação dos munícipes banzaêenses.

Palestrante Joelson Miranda

No dia 15, o palestrante da manhã foi Joelson Miranda, que é coordenador diocesano da RCC (Renovação Carismática Católica) de Serrinha e presidente da Silvania´s) trabalhou muito com a auto-estima e valorização dos professores e dos alunos, ele não apontou culpados, mas sim, mostrou soluções para determinadas situações, levando em conta que devemos respeitar as diversidades que existem em sala de aula e valorizar a todos, desde o professor, o diretor, o coordenador, o secretário, o motorista, porteiro e o zelador.

Pela manhã, a secretária municipal de Educação, Jailsa Gama, falou sobre a importância de ser educador e que os professores e os profissionais da educação devem seguir exemplos como o de Dona Glorinha que faleceu em Janeiro e sempre foi um bom exemplo para educação municipal, pois mesmo sem fazer parte dos quadros educacionais do município sempre esteve presente em todos os momentos importantes e marcantes da educação municipal.

A bibliotecária municipal Glaucia falou que é importante os professores visitar e levar os alunos para Biblioteca Municipal Fabiane Gama, disse que hoje o número de crianças e adolescentes que frequentar a Biblioteca é bom e que a partir deste ano será criada uma carterinha para quem tiver interesse em se cadastrar como visitante na Biblioteca, o presidente o CME - Conselho Municipal de Educação, Antonio Roberto, falou que o principal papel do conselho este ano será o de fiscalizar o andamento do ensino nas escolas.

Palestrante Dr. Almir Miguel com a Coordenadora de Projetos da SECTEL Rita Simone e a Secretária de Educação Jailsa Gama

O palestrante Dr. Almir Miguel, abordou o assunto diversidade cultura a tarde e falou sobre a presença indígena no município  e como deve ser o convívio em sala de aulas com pessoas que tem culturas e costumes diferentes, mas que todos somos semelhantes.

Palestrantes Isabelle e Nazaré

Prefeita Jailma Dantas participando da palestra ao lado de Isabelle e Nazaré


Aula de Educação Fisica com professor Antonio

O dia 16 foi dedicado exclusivamente a diversidade cultura dos povos existentes no município com as palestrantes Nazaré e Isabella do Grupo CEAFRO (Centro de Educação e Profissionalização para igualdade racial e gênero) de Salvador que mostrou como devem ser os trabalhos e a convivência com os afro-descendentes nas salas de aulas e em todo o âmbito social. Neste dia a prefeita Jailma Dantas participou pela manhã e falou sobre suas origens e que as escolas banzaêenses deve continuar trabalhando com carinho os costumes e tradições de todos os povos.

Durante a Jornada foi apresentado 25 dicas que garantirão o sucesso do professor e dos profissionais da educação no ano letivo que esta se iniciando e os professores Raimundo Tadeu (Inglês) e Dorinaldo Santos (Português) foram parabeziados por terem sido aprovados no concurso do Estado, quem recebeu também os parabéns foi o professor Juciamar Pereira pela aprovação no Doutorado que irá fazer na Argentina e a professora Cássia Matos por seu filho Cauê Matos ter ingressado na faculdade de psicologia.


Presença marcante dos pais

A Quinta-Feira, 17 de Fevereiro, ficou marcada por que pela primeira vez foi dedicado um dia da Jornada paar os país dos alunos banzaêense, com grande público o palestrante Joelson Miranda voltou a Banzaê para falar  que educação de qualidade se faz com parceria e já estava passado da hora de envolvê-los os pais nesse evento de suma importância dos filhos deles, ao invés de só ficar nas simples reuniões de pais e mestres.

Joelson apresentou bem como se dá a "perdição" da adolescência e juventude hoje, é nessa hora que pais e professores devem estar presentes na vida e na educação dos filhos ao invés de deixar que a TV e a rua façam seu papel, pois a tarefa da escola é mais de instruir, e o dos pais o de educar, os dois juntos para transformar o filho-aluno em um bom cidadão. 

 Banzaê hoje se encontra entre os 60% dos municípios baianos que tem acima de 53% do ideb, igualando-se ao da Bahia com 3,2, quando que o nível nacional é de 6,0 até 2021.
A Jornada Pedagógica 2011 foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esporte com seus Departamentos, pela Silvania's (Escola e Consultoria) e contou com apoio da Prefeitura Municipal, além da prefeita Jailma Dantas e da secretária municipal de Educação, Jailsa Gama, participaram da Jornada o novo professor de Educação Fisica do município, Antonio, que foi apresentado aos professores, a articuladora municipal do Selo Unicef, Patrícia Gomes, os membros do Conselho Tutelar, a secretária municipal de Ação Social, Fabiane Gama, o secretário municipal de Saúde, Galileu Gama, o  Grupo CEAFRO (Centro de Educação e Profissionalização para igualdade racial e gênero) de Salvador, os Técnicos, Diretores e Acessores da SECTE, os professores, diretores, coordenadores, vice-diretores e secretários escolar da rede municipal de ensino e o SISMUB - Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. 

As Aulas da Rede Municipal de Ensino irão começar nesta segunda-feira, 21 de Fevereiro, e cada Escola terá sua programação na aula inaugural.

As Fotos da Jornada estarão disponíveis em breve no portal: http://www.banzae.ba.gov.br/

Nenhum comentário: