BUSCAR

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mais de 8 mil pessoas no velório de Alencar em Brasília

Familiares no velório (Foto: G1)

Pela manhã foi celebrada uma missa de corpo presente com a presença dos familiares, a esposa Marisa Gomes, os filhos, os irmãos e irmãs e nora e diversas autoridades como presidente em exercício Michel Temer, os presidente, José Sarney do Senado, Marco Maia da Câmara e Cezar Peluso do STF, ministros, senadores, deputados e governadores, a missa foi celebrada pelo núncio apostólico no Brasil, Lorenzo Baldisseri.

Fila se alongou com o público que queria dizer adeus ao ex-vice-presidente (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

Depois da celebração da missa começou a visita do público que aguardava desde as primeiras horas do dia para se despedir do ex. vice-presidente a partir das 12:30, de acordo com estimativa da Presidência da República, mais de 800 mil pessoas visitaram o velório  no Palácio do Planalto até as 23h desta quarta-feira.


Dilma e Lula no velório de Alencar (Foto: Reprodução / TV Globo)
Dilma, Lula, a ex. 1ª Dama Marisa Letícia, a viúva Marisa Gomes e o filho Jousé Alencar na chegada do velório (Foto: TV Globo)

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegaram ao Palácio do Planalto por volta de 21:20 horas para o velório do ex-vice-presidente José Alencar. Eles estavam em viagem a Portugal e anteciparam o retorno para prestar a última homenagem a Alencar.


Os dois embarcaram de Lisboa às 10h55 e vieram direto da Base Aérea para o Planalto.Dilma foi a Portugal para participar da cerimônia de entrega, pela Universidade de Coimbra, do título “honoris causa” a Lula. A homenagem ao ex-presidente ocorreu na manhã desta quarta e ele dedicou o título a José Alencar. As reuniões previstas de Dilma como o primeiro-ministro português, José Sócrates, e com o presidente do país europeu, Aníbal Cavaco Silva, foram canceladas.

Ex-presidente Lula se despede do ex-vice-presidente José Alencar no Palácio do Planalto (Sérgio Lima/Folhapress)


Com a presença de Dilma e Lula, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa, lerá um trecho do Evangelho. A celebração religiosa, chamada pela Igreja Católica de encomendação do corpo, será aberta ao público e vai durar cerca de 30 minutos e contará com a presença dos familiares e de diversas autoridades.
Desde o começo do velório pela manhã, mais de 140 coroas de flores em homenagem ao ex-vice-presidente chegaram ao Palácio do Planalto. A previsão é que o corpo de Alencar deixe Brasília entre 6h e 6h30 desta quinta-feira (31).

O Velório em BH


Segundo o Planalto, o corpo do ex-vice-presidente vai ser conduzido pela rampa do Palácio do Planalto pelos Dragões da Independência nesta quinta-feira. Um carro aberto do Corpo de Bombeiros fará o trajeto até a Base Aérea de Brasília, onde o corpo para em um avião da Força Aérea Brasileira com destino a Belo Horizonte. Lá, o ex-vice-presidente será velado no Palácio da Independência.


Apenas o presidente Tancredo Neves que não chegou a assumir o cargo quando faleceu em 1985 vitima de infecção generalizada também e agora o ex. presidente José Alencar, foram velados no Palácio do Planalto e no Palácio da Independência, ambos são mineiros.

Nenhum comentário: