BUSCAR

terça-feira, 22 de março de 2011

Povoado Palmares (Banzaê) comemora aniversário com inauguração de PSF e Pavimentação

Público presente na hora das apresentações e falas

A passagem dos 13 Anos de construção, história e superação do povo do Povoado Palmares em Banzaê foi comemorado nesta segunda-feira (21 de Março) com a entrega do PSF - Posto de Saúde da Família que recebeu o nome de Francisco Nunes da Silva (Chico Tuchê), um ilustre morador da comunidade já falecido e que teve uma grande importância na construção da comunidade, e da Pavimentação em Paralelepípedos das ruas do povoado, as duas obras foi construída através da parceria Governo da Bahia e Prefeitura Municipal.

O dia festivo na comunidade começou às 08:30 da manhã com inicio dos Eventos Esportivos Corrida de Saco, Corrida de Ovo, Cabo de Guerra, Futebol, no período da tarde aconteceu a  Maratona saindo do Palmares, passando pelo Povoado Novo Segredo e retornando ao Palmares, no período da tarde vai ter também  Futebol Veterano, Apresentação de Capoeira e Brincadeira do Casamento, os eventos estudantis foi masculino e feminino e foi organizado pela Escola Municipal Palmares e contou com a participação dos alunos da Escola Municipal do Povoado Novo Segredo.

Missa em Ação de Graças

As festividades continuaram a noite com a realização da  Missa em Ação de Graças que aconteceu na Igreja a partir das 18:00 horas com Padre Mário Gonella, pároco do município, em seguida aconteceu duas Apresentações Teatrais em frente ao PSF com os membros das Igrejas Evangêlicas Assembleia de Deus e Adventista do 7º Dia.

Grupo Desbravadores da Igreja Adventista

Após as apresentações a diretora Osenildes Gama e o coordenador Jonathas Reges da Escola Municipal Palmares convidaram a prefeita Jailma Dantas, a esposa do vice-prefeito Têca, Luzia Cleide, que estava representando o esposo, a secretária de Educação Jailsa Gama e o diretor de Obras, Manoel Marcos, para ler uma mensagem de agradecimento e carinho feita pela Escola.

Após a homenagem foi mostrado um vídeo emocionante que mostrou do tempo da lona como ficou conhecido à comunidade quando começou a ser construída até os dias atuais com suas Residências, sua Escola e agora PSF e Pavimentação.

Depois da apresentação do vídeo a prefeita Jailma Dantas subiu ao palco com esposo Marcão e convidou o deputado estadual Aderbal Caldas, os secretários (as), Galileu Gama (Saúde), Sinho (Obras), Armando Junior (Finanças), Antonio Jackson (Desenvolvimento Econômico), Josevan Macedo (Administração), Jailsa Gama (Educação) e Fabiana Gama (Ação Social), o Padre Mário Gonella, Romário, filho do homenageado no PSF, Chico Tuchê, o representante local Edvaldo e a parceira de todas as horas do povo palmarense Ana Lídia.

No uso da palavra o secretário de Saúde, Galileu Gama, agradeceu o empenho de todos que estiveram envolvidos na construção do PSF (Prefeitura, Secretaria de Obras e VIP - Transportes e Limpeza), agradeceu a equipe médica da comunidade e falou sobre a felicidade de esta entregando esse grande empreendimento numa data histórica para o povo palmarense.

O deputado Aderbal Caldas começou sua fala dizendo que ficou muito feliz com convite da prefeita Jailma e seu esposo Marcão e que ficou mais feliz ainda quando conheceu a comunidade e viu a devoção do povo com Deus, falou que continuará sendo um grande parceiro do município e que a prefeita Jailma Dantas tem uma grande capacidade em conseguir obras para Banzaê, o deputado citou trechos de obras do grande poeta Castros Alves e que a comunidade Palmares o quanto tem força e poder para se erguer, Aderbal foi ao Palmares acompanhado do amigo de sempre e ex. prefeito de Cipó, João da Pimenta.

No uso da palavra Romário disse que ficou muito feliz quando soube da homenagem a seu eterno pai Chico Tuchê, que foi um grande homem e que lutou até o fim pelo bem do povo desta localidade.

Ainda emocionada com a apresentação do vídeo, a prefeita Jailma Dantas começou sua fala dizendo que jamais vai esquecer aqueles dias de luta, mais que não vai esquecer também as vitórias e conquistas que conseguiu ao lado do povo palmarense, ela agradeceu a pessoas que estiveram junto com ela na época da lona, como ficou conhecida a comunidade, o representante local Edvaldo, Ana Lídia, o ex. deputado federal Eujácio Simões e o deputado federal José Nunes, ela disse que na época eles não mediram esforços para bater na porta de governadoria, secretaria e ministério para ajudar Banzaê, a prefeita Jailma falou também sobre o homenageado Chico Tuchê, um grande amigo da comunidade segundo ela e agradeceu o Padre Mário Gonella por sempre esta presente e sendo um amigo e parceiro do povo banzaêense, ainda em sua fala a prefeita Jailma agradeceu as pessoas que estavam envolvidas na construção do PSF e da Pavimentação, os secretários Galileu Gama (Saúde) e Sinho (Obras), os diretores de Obras (Manoel Marcos e Jedson), o representante da VIP - Transportes e Limpeza (Paulo Freitas), as lideranças da comunidade e todos que trabalharam nas construções e agradeceu o deputado federal e amigo Rui Costa e o governador Jaques Wagner.

O comunicador Clayson Cardoso leu uma mensagem do deputado federal Rui Costa que dizia esta muito feliz com a entrega de mais dois grandes empreendimentos entregue a população banzaêense através da parceria Governo da Bahia e Prefeitura Municipal.

Depois das falas o comunicador Clayson Cardoso, leu um breve relato da comunidade que foi escrito pelo representante da local Edvaldo, no relato foi dito quem foi o primeiro morador, o primeiro professor, quem nasceu no dia 21 de Março, quem é o morador mais novo da comunidade, as lutas e conquistas e as pessoas que tiveram papel importante na construção da comunidade.

Galileu, Aderbal, Padre Mário, Sinho e Jailma no Descerramento da faixa

Jailma, Galileu e Aderbal no Descerramento da placa

PSF 

Após o breve relato aconteceu o descerramento da faixa e placa de inauguração do PSF Francisco Nunes da Silva, a faixa e placa de inauguração foi descerrada pela prefeita Jailma Dantas, pelos secretários Gaileu Gama e Sinho, pelo deputado Aderbal Caldas e pelo Padre Mário Gonella.

Patrick Veloso

O dia festivo do Povoado Palmares foi encerrado com Patrick Veloso que animou a galera com seu repertório sempre variado e de sucesso.

Na hora do bolo

Para comemorar o aniversário foi feito um bolo para comunidade e convidados, além dos citados acima, marcaram presença no Povoado Palmares, diretores, coordenadores e acessores do governo municipal, o vereador Joãozinho, lideranças da comunidade e do município e convidados do município e do Povoado Novo Segredo.

Povoado Palmares foi criado no município de Banzaê pelos moradores do  Povoado Segredo que também pertence ao município como território indígena Kiriri, os moradores  Povoado Novo Segredo de Ribeira do Pombal também moravam no Povoado Segredo e criaram o novo povoado na mesma época, por isso eles são tão próximos e comemoram juntos 13 ANOS.


Todas as fotos estarão disponíveis em breve no http://www.banzae.ba.gov.br/

Nenhum comentário: