BUSCAR

sábado, 12 de março de 2011

PT Banzaê comemorou o aniversário com 1º Seminário de Formação Política

Abertura com Jailma, Gilmar, Vanderlei, Renivaldo, Jorge e Manoel

O PT de Banzaê comemorou o aniversário do partido em grande estilo na última terça-feira (08 de Março – Dia Internacional da Mulher), quando realizou o 1º Seminário de Formação Política do Partido no Salão Paroquial Oásis, com o tema: PT 31 anos de luta, o evento serviu também para parabenizar as mulheres banzaêenses por seu dia.

Homenagem as Mulheres

O evento contou com a participação dos militantes do PT Banzaê, do vereador Vanderlei, da prefeita Jailma Dantas, do vice-prefeito de Cícero Dantas Gilmar Santos, do vereador de Cícero Dantas, Zé Carlos, da deputada estadual Fátima Nunes, nossa amiga e guerreira, do vice-prefeito de Ribeira do Pombal Dr. Jairo, dos militantes pombalenses Cisquinho, que Dr. Jairo classificou como símbolo maior do PT na região e Jeandro, dos militantes Tonho e Roger do STR (PCdoB), Josivan Ribeiro e Tadeu Teixeira (PV), Kathyuscia de Têca e Noêmia Andrade (PDT), Dona Vânia e Rita Silva (PTB) e Raimundo Costa (PRB), dos comerciantes e sociedade civil banzaêenses.

Homanagem aos Militantes

O evento serviu para mostrar um memorial da vida do PT desde sua origem até os dias atuais, e reconhecer que suas incansáveis lutas não foram em vão, como mostrou o vice-prefeito de Cícero Dantas, Gilmar Santos, dando uma aula de história quando falou de democracia partidária x ditadura e de economia, relembrando as duras críticas e perseguições enfrentadas pelo partido impostas pelos "patrões do Regime Militar” apresentada pela imprensa quando divulgava que o pobre não podia fazer parte e muito menos fundar um partido, "pois era coisa de burguês.

 
A coordenadora pedagógica indígena Adenilza do Povoado Araças, falou sobre o Dia Internacional da Mulher e relembrou os sofrimentos e mortes de mulheres indígenas e não indígenas para chegarem à vitória que celebram, e pediu que o diálogo fosse reforçado na vida pessoal e social, pois sem ele tudo se torna mais difícil. E finalizou: "nós pedimos atenção e carinho para com as mulheres.

Falando sobre Liberdade de Imprensa x Liberdade de Expressão, o vereador Zé Carlos disse que "Lula veio para quebrar vários paradigmas" e fazer uma abertura para o povo na participação política, isso se tornou concreto quando se analisou a estrutura política do país que é formada por cinco poderes, sendo que três desses são oficiais (legais) e dois são bem mais importantes: a imprensa e a massa.

"Hoje vivemos em uma sociedade melhor, sem tantas lutas sociais, mas de muitas conquistas. Dessa forma a deputada Fátima Nunes realizou seu discurso com essa linguagem e relembrando momentos e trabalhos desenvolvidos pelos movimentos sociais com a participação da Igreja Católica, juntos com outras entidades que ajudaram a ter um país melhor, entre as entidades ela destacou os sindicatos que foram criados com ajuda do partido, como os sindicatos Rurais que se tornaram fortes aliados na defesa dos menos favorecidos.
Em seu curto e valioso discurso, Dr. Jairo falou sobre o PT quando começou e o PT nos dias atuais e suas conquistas e afirmou que o partido ajudou a criar uma política de solidariedade, onde o pobre tem mais voz e vez, Dr. Jairo aproveitou para falar sobre as primeiras campanhas do partido em Ribeira do Pombal e como era difícil fazer política na era dos coronéis.

De um modo geral o encontro foi muito proveitoso e agradou os militantes do partido e os participantes.
O Seminário foi organizado pelos militantes Renivaldo Santos, Genildo Silva, Maria do Socorro, Fernandes Nascimento, Deivid Matos, Fábio Rios, Jorge Santos, Vanderlei, Cacique Manoel, Bruno Matos e Zé Domingos e contou com a colaboração dos artistas Tonho de Cilene (nosso vice-presidente municipal) e Tadeu Teixeira, que animaram a galera com música boa de qualidade e do sempre amigo Nonato Melo que foi o Mestre de Cerimônia e dinamizou muito bem o seminário com "flashs” falando sobre o Dia Internacional da Mulher e sobre a história do PT. Fonte: ptbanzae13.blogspot.com

Você se lembra em quais candidatos e partidos votou nas últimas eleições? Foi com essa pergunta que o secretário municipal de Formação Política do partido, Renivaldo Santos, começou sua fala sobre a Democracia e os Partidos Políticos, ele falou sobre os diferentes tipos de partidos existentes no Brasil, destacando a diferença de casa um, esquerda, direita, centro, extrema-direita e extrema-esquerda e se fundamentou em Frei Betto e Leonardo Boff (Teólogos católicos da libertação) para realizar o seu discurso.

Nenhum comentário: