BUSCAR

terça-feira, 1 de março de 2011

Ribeira do Pombal contra a dengue

Dengue - Prefeitura  convoca todos para uma grande mobilização

Segunda-feira (28/02), a Prefeitura Municipal de Ribeira do Pombal, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um encontro emergencial para relatar sobre os perigos que a dengue tem trazido - e poderá trazer - para o município se todos não se juntarem para combater o mosquito transmissor - o aedes aegypti.

Participaram do encontro a Secretaria Municipal de Educação com seu os professores do município e o Ministério Público de Ribeira do Pombal, representado pelo Dr. João Paulo - promotor de Justiça.

Na abertura do evento - feita pelo Prefeito Zé Grilo - ele comunicou a todos a importância de pode público e sociedade civil trabalharem juntos para o combate a doença e seu transmissor, que já é um mal em Ribeira do Pombal, visto que já foi registrado uma morte no Hospital Geral Santa Tereza, e que existem muitos focos no município, destacando-se o Bairro Pombalzinho, conforme apresentou a secretaria de Saúde. Por isso ele falou da importância de ter liberado as aulas desse dia para contar com a ajuda dos professores no trabalho de conscientizarão dos alunos.

A Secretaria de saúde representada por Nadja, Juliana Vigínia e Dr. Domini, apresentaram os dados da doença no Município e como ela se desenvolve, mostrando os quatro tipos de vírus que causam a dengue, sendo que o Tipo 4, é mais comum na Região Norte, mas que com esse período de festa, ele possa chegar até aqui (na Bahia), pois no carnaval vem turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. O Dr. Domini mostrou como ter uma rápida noção da dengue através de seus sintomas, e como pode ser feito para tratá-la, e mediante uma pergunta da plateia, indicou.

O Promotor de Justiça Dr. João Paulo, salientou que "se o Brasil não fosse o país do futebol, do carnaval e das mulheres bonitas, o mosquito, não representaria tanto problema, pois ele é típico de países sujos, que não se preocupam com o lixo que produz e joga ". Além de relatar o trabalho que vem sendo feito pelo MP de Ribeira do Pombal e de toda a Bahia., e se colocou a disposição dos agentes de endemia para ajudá-los, caso existisse alguma situação de causa judicial, e por um comentário que o mesmo fez, deixou a entender que já tem uma "solução" para os "machões" que praticam qualquer tipo de violência contra as mulheres: "bater nas "mulheres" (fêmeas) dos mosquitos da dengue. Isso fica claro que é um forma de prestação de serviço para correção de crimes que alguns venham a cometer. Fonte: AGECOM Ribeira do Pombal

Nenhum comentário: