BUSCAR

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dilma tem início de governo mais bem avaliado do que FHC e Lula, diz Ibope

O percentual de eleitores que consideram o começo do governo de Dilma Rousseff como ótimo ou bom, de 56%, é melhor do que o registrado no começo dos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso e nos dois de Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o Ibope.

Os dados fazem parte de pesquisa encomendada ao instituto pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (1º). O levantamento mostrou ainda que 73% dos eleitores com 16 anos ou mais aprovam a maneira da presidente Dilma governar.

De acordo com a pesquisa, no começo do primeiro mandato de FHC, em março de 1995, 41% dos entrevistados consideraram o governo ótimo ou bom. No início do segundo mandato, em março de 1999, o percentual foi de 22%.

Lula, por sua vez, obteve 51% de ótimo ou bom em seu primeiro mandato, em março de 2003, contra 49% no segundo governo, em abril de 2007, quando teve 49%. De acordo com a CNI, as pesquisas se referem à primeira pesquisa Ibope de cada governo.

Regular e péssimo

Somente 5% consideraram o governo Dilma como ruim ou péssimo, de acordo com o levantamento desta sexta-feira, o menor percentual para um início de governo desde o primeiro mandato de FHC. O governo do ex-presidente foi avaliado como ruim ou péssimo por 12% dos entrevistados em seu primeiro mandato, contra 41% no segundo. Lula teve, respectivamente, 7% e 16%.

Indecisos

O número de indecisos sobre a avaliação do governo no começo do mandato de Dilma também é o maior desde FHC: 11% não avaliaram o governo, contra 3% no primeiro e no segundo mandatos de FHC, e 6% e 1%, respectivamente, nos dois governos de Lula.

Entre 20 e 23 de março, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 141 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que a aprovação da presidente pode variar de 71% a 75%. Fonte: IBOPE

Nenhum comentário: